segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A Insensatez Política

Nos países do continente africano cometem-se inúmeros pecados, entre os quais, destacaria a corrupção e a insensatez política. A corrupção em África é gritante, além de ser, uma prática diária e institucionalizada. Assistimos como pessoas praticamente do nada enriquecem subitamente, um enriquecimento difícil de explicar mas fácil de entender.
É possível, que para a maioria da população, por falta de instrução, seja difícil compreender algumas engenharias financeiras, que não entendam os processos de branqueamento de capitais, apesar, do povo não entender estas complexas operações, percebe perfeitamente, senão fosse a posição privilegiada que algumas pessoas ocupam na esfera do poder, esse enriquecimento não teria sido possível.
A insensatez política resulta do facto dos políticos tentarem negar as evidências considerando a generalidade da população ignorante e desprovida de inteligência, só assim, se explicam algumas afirmações que constituem verdadeiros insultos a qualquer pessoa pensante.
Não foi há muito tempo que assisti a um Procurador Provincial da República a desafiar todo o povo angolano a denunciar casos de corrupção na Procuradoria mas com o tónico das denuncias estarem sustentadas em provas concretas, fiquei perplexo, porque numa democracia funcional basta a existência de indícios, que supõem a pratica de um crime, para desencadear um processo de investigação, aliás, em Angola não faltam indícios, bem pelo contrario, abundam, mesmo que o Ministério Público sofresse de miopia crónica bastaria uma denuncia anónima para accionar todos os mecanismos de investigação. Pelo menos, assim deveria de ser, se a Justiça em Angola fosse competente e independente.
É esta falta de sensatez nas afirmações de muitos responsáveis que ocupam cargos de extrema relevância e responsabilidade em Angola que alimentam a indignação de muitos cidadãos, é a falta de razoabilidade e de bom senso em muitas das decisões políticas que muitas vezes é responsável por cenários de explosão social.