sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A Percepção da Corrupção em 2010

Recentemente a Transparency International divulgou o seu Índice de Percepção da Corrupção para 2010, que inclui este ano 178 países. O índice tem uma escala que varia entre 10 (países sem corrupção) e 0 (países totalmente corruptos).
Apesar de Angola manter a sua baixíssima pontuação de 1,9 numa escala que varia entre 0 e 10, o que coloca o país como um dos mais corruptos do mundo, Angola este ano ocupa uma posição ainda mais baixa no ranking, passou da posição 162 para à posição 168.
Se considerar-mos apenas o ranking regional correspondente à África Subsariana que inclui 47 países, Angola ocupa a posição 42, ficando ao nível de países como a Guiné Equatorial, Burundi, Chade e o Sudão. Sendo inclusivamente ultrapassado por países como a República Democrática do Congo, Guiné, Quénia e Camarões, apenas, para citar alguns países.
É de notar que o país mais corrupto do mundo é a Somália que ocupa a posição 178 do ranking, e a posição 47 no ranking regional da África Subsariana, com uma pontuação de 1,1. Apenas 0,8 pontos separam Angola da Somália, creio que é caso para pensar.
Convém lembrar que estes índices são consultados pelos mais importantes investidores, executivos e analistas mundiais, nomeadamente, como uma forma de avaliar o risco de investir num determinado país, portanto, são uma informação essencial nas suas decisões de investimento.
Decidir investir num país com uma elevada percepção de corrupção corresponde para muitos investidores ao pagamento de um imposto oculto, que obviamente, não é tributado porque nunca entra nos cofres do Estado. E muitos investidores por uma questão de ética, de imagem ou de risco não estão na disposição de pagar o dito imposto oculto, em prejuízo da economia local que fica privada de fontes de geração de desenvolvimento e riqueza.
A corrupção tem sempre o efeito de acentuar as desigualdades sociais porque promove a concentração da riqueza numa minoria, portanto, implica uma má distribuição da riqueza cuja consequência é o incremento da pobreza para a generalidade da população.
Para terminar o artigo deixo o link onde o ranking pode ser consultado:
http://www.transparency.org/policy_research/surveys_indices/cpi/2010/results