segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O Mito da Diversificação

Já faz algum tempo que a expressão diversificar a economia entrou no léxico de tudo o que é dirigente político em Angola, mas eu pergunto, aqueles que tanto falam em diversificação da economia angolana sabem como é que isso se faz?
Uma das condições essenciais para a diversificação económica é a existência de investimento directo estrangeiro, num momento de contracção da economia mundial, cujos efeitos se fazem notar em Angola, basta analisar este dado, o investimento nacional superou o investimento estrangeiro neste ano em curso, eu pergunto, senão houver investimento directo estrangeiro que implique a transferência de know-how como se vai fazer a diversificação económica?
Antes de falar em diversificação económica deveriam ser criadas condições para a atracção do investimento, algo que deveria ser da responsabilidade da ANIP e cujo desempenho deixa muito a desejar.
Em Angola existe um excesso de burocracia, falta de informação, uma administração pública pouco eficiente e com excesso de procedimentos, temos uma ANIP que trabalha devagar devagarinho, quando uma informação é solicitada a resposta é muito morosa ou então pouco esclarecedora. Por vezes, parece que a ANIP só funciona, se conhecermos alguém lá dentro, com tanta ineficiência e tanta moleza como é que alguém pode ser levado a serio quando fala em diversificação económica, creio que o fundamental seria primeiro organizar a casa, pela evidência dos factos há muito tempo que essa casa anda desorganizada.