sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Como avaliar Angola?

Muitas vezes quando pretendemos avaliar o desempenho de um País fazemos normalmente referência ao seu PIB, nomeadamente, a sua taxa de crescimento. Mas será o PIB, o melhor indicador para avaliar um País?
Hoje, fiquei a saber que Angola cresceu nos últimos 19 anos, a uma taxa média anual de 9%, bem acima da média mundial, mas nem sempre um maior crescimento económico é sinónimo de maior bem-estar social. No entanto, sem criação de riqueza é impossível promover o bem-estar social, mas a questão que quero colocar é a seguinte, como se alcança um maior bem-estar social? Com uma melhor distribuição dos recursos? Ou com uma aplicação mais eficiente dos mesmos?
Será possível existir bem-estar social quando uma jovem angolana morre nos braços da mãe as portas da TPA porque lhe foi recusada assistência num Hospital Público? Não deveria ser a saúde um direito universal? Quantas pessoas falecem em Angola sem nunca terem tido assistência médica? Não será o acesso a Justiça também um direito universal? Alguém sabe se o Ministério Público actuou neste caso? Alguém sabe se o Tribunal vai julgar este caso? Alguém sabe quanto tempo vai demorar o julgamento?
O bem-estar social é uma necessidade colectiva, mas nem sempre é fácil de alcançar porque pode não ser do interesse de todos.