sábado, 3 de outubro de 2009

O Reconhecimento do Erro

A Balança de Pagamentos por definição tem que ter saldo zero, por essa razão os deficits da balança de transacções correntes quando ocorrem tem que ser financiados, seja, por entradas de capital ou financiamento exterior. Foi o que aconteceu com este recente empréstimo massivo do FMI ao Governo angolano.
Há duas questões que importa colocar; a primeira, este empréstimo é motivo de satisfação para o Governo angolano?
Não, porque este empréstimo implica o reconhecimento implícito de que as politicas económicas adoptadas pelo Governo, não foram eficazes na gestão da crise económica e financeira internacional.
A segunda questão; é este empréstimo importante para a economia angolana?
Sim, porque vai permitir estabilizar a balança de pagamentos, regularizando um conjunto de pagamentos que estavam em atraso e desta forma prosseguir com o programa de reconstrução do País.
Nota final, no inicio do ano assistimos para espanto de muitos, ou talvez não, a uma queda abrupta nas reservas internacionais liquidas na ordem de 4 mil milhões de dólares, o empréstimo concedido pelo FMI é da ordem de 2 mil milhões de dólares, metade do valor, será que o valor remanescente da quebra já foi recuperado pelos novos preços a que está a ser cotado o barril do crude ou assistiremos a um novo empréstimo no futuro?