quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Uma Questão de Economia

As crises são cíclicas e fazem parte da economia, quando um país entra em recessão e depois num processo de estagnação económica, isto apenas significa que o seu modelo económico está obsoleto. Muitos países tentam reinventar-se e procuram novas vantagens competitivas para conquistar novos mercados ou sobreviver nos que actuam.
Em Angola assistimos há vários anos ao discurso da diversificação económica como se de uma moda se tratasse, quando na realidade trata-se de uma necessidade. Fico chocado quando alguns responsáveis políticos justificam a diversificação económica com o argumento de melhorar e aumentar as exportações do país. É verdade que a diversificação económica permite esse desiderato mas a questão é que Angola não esta actualmente preparada para assumir esse objectivo, quem diga o contrario, mente.
A diversificação económica deverá ter como objectivo a constituição de um tecido produtivo que permita numa primeira fase promover a produção interna e a substituição progressiva das importações, é a única forma, no curto médio prazo melhorar a balança de transacções correntes, sabemos, que a balança de pagamentos forçosamente deve ter saldo zero, portanto, os deficits gerados tem que ser financiados, normalmente, pela balança financeira. Quando o Estado não tem recursos, obrigatoriamente tem que emitir divida ou pedir emprestado, por isso, não surpreende o pedido de ajuda financeira ao FMI. Por mais prestigiante que o empréstimo do FMI possa parecer e nos façam acreditar, é sempre um sinal de que a politica económica e financeira seguida pelo Governo não foi a melhor, por muito que o Ministro das Finanças e da Economia se empenhem em dizer o contrario.