quinta-feira, 11 de março de 2010

Uma Questão de Saúde

Em Fevereiro estive em Luanda durante a minha estadia senti-me mal, tive uma indisposição que não sei se contrai em Lisboa ou já em Luanda. Se tivesse permanecido em solo luso diria que estava carregadinho com gripe mas como estava em Luanda, pelo sim e pelo não, dirigi-me a uma clínica para avaliarem o meu estado clínico. Nem sequer considerei a hipótese de me dirigir a um Hospital Público, principalmente, pelas poucas condições de diagnóstico, pelos parcos recursos humanos e pelas péssimas infra-estruturas, já nem menciono, as más praticas médicas. Todos conhecemos histórias bizarras que acontecem nos Hospitais Públicos angolanos, sinceramente, num retrato kafkiano é sempre preferível morrer da doença do que do tratamento, principalmente, se for preconizado pelas mãos de um inepto.
No entanto, as clínicas privadas também não representam um grande salto de qualidade, os cuidados médicos são básicos, os actos médicos mais complexos não são prestados por falta de recursos humanos e tecnológicos, ou seja, o nível dos serviços prestados são baixos e ainda por cima são excessivamente caros.
Da minha experiência com clínicas de Luanda sempre fiquei com a impressão que mais parecem públicas do que privadas porque tudo funciona devagar, devagarinho, menos na hora de cobrar pelos serviços prestados. Lembro-me como fiquei escandalizado quando um amigo meu comentou que há alguns anos atrás teve a sua filha internada numa clínica em Luanda durante uma semana e pagou a quantia de 5.000 dólares.
Questiono-me quantas pessoas em Luanda têm direito a um acesso digno à saúde? Algo que deveria ser um direito de todos os cidadãos. Alguém sabe a quantidade de pessoas que morre sem nunca ter tido direito a um médico? Não entendo como se permite tanta especulação na área da saúde, com serviços públicos miseráveis com padrões de qualidade próprios da veterinária, e no outro extremo temos serviços privados com padrões de qualidade duvidosa dignos de um hospital de província da Grécia e pagos ao preço das melhores clínicas do mundo. E você leitor, o que acha disso? Conta a tua experiência.