terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Um Valor Fundamental

Quando um investidor investe num activo temos de considerar algumas variáveis, que posteriormente, permitem determinar o seu perfil de investimento. Há dois factores importantes a determinar à partida, o seu horizonte temporal, que pode ser de curto prazo ou médio longo prazo, e além disso, ainda temos que determinar a sua aversão ou propensão para o risco.
Neste post gostava de me focalizar nos investidores de longo prazo, porque normalmente têm um perfil semelhante aos investidores que são responsáveis pelo investimento directo estrangeiro, pelo menos, em certos aspectos.
Mas voltando ao tema, quando um investidor decide investir num determinado activo, um dos valores fundamentais para a sua tomada de decisão, ou seja, para a selecção de activos que irá efectuar, é a estabilidade. Para um investidor de longo prazo a estabilidade é sumamente importante, temos que entender que estabilidade significa pouca volatilidade ou pouca variabilidade, para um investidor se comprometer com um activo numa perspectiva de longo prazo, é fundamental que esse investidor seja capaz de prever com alguma segurança os cash-flows futuros que esse activo irá gerar, desta forma poderá determinar com alguma segurança o preço a pagar pelo activo, bem como a rentabilidade esperada, obviamente, para determinar estas variáveis somente poderá fazê-lo se existe um padrão de estabilidade.
Ao nível dos investidores responsáveis pelo investimento directo estrangeiro a estabilidade também se assume como um valor fundamental, nomeadamente, nas vertentes politica, económica e social do país onde consideram investir, porque estes investidores têm sempre uma lógica de investimento de longo prazo.
Para Angola atrair este tipo de investidores é fundamental porque são eles que promovem a diversificação económica, nomeadamente, para economias com perfil da angolana, nesse sentido, podemos assistir em Angola a um cenário de estabilidade politica, uma transição para a paz bem conseguida, conjugado com um reforço democrático do partido politico no poder e com uma oposição que assumiu um papel responsável. A nível económico assistimos a uma derrapagem, de certa forma drástica, um crescimento do PIB nos últimos anos caracterizado por dois dígitos para um crescimento que possivelmente, segundo os dados mais recentes estará próximo de 1%, é factor de grande instabilidade e de incerteza principalmente se esta tendência de crescimento se mantiver no futuro. A nível social continuamos a assistir a grandes níveis de injustiça e desigualdade social, caracterizada pela desproporcionada distribuição da riqueza que não permite a criação de uma classe média que seja o suporte da estabilidade que qualquer sociedade necessita. Todos estes factores de instabilidade são geradores de incerteza e acabam sempre por excluir o investimento directo estrangeiro dos países que mais o necessitam.