sábado, 19 de dezembro de 2009

Uma Fusão TAAG e TAP

Guardo numa gaveta da minha secretaria o meu primeiro bilhete da TAAG com que viajei de Luanda à Lisboa, ida e volta, recordo a confusão no aeroporto, no check-in e depois no embarque, mas posso dizer que o voo decorreu com toda a normalidade, sem nenhum percalço. Uns anos depois a TAAG fez uma aposta maciça na renovação da sua frota aérea, com uma compra de vários aviões Boiengs, curiosamente, uns meses depois a empresa entrava na lista negra da UE e ficava impedida de voar para o espaço aéreo comunitário.
Uma decisão que teve consequências duras para a empresa, primeiro porque um conjunto de activos ficaram impedidos de gerar receitas, o que se reflectiu na conta de exploração, mas também na geração de cash-flows, além disso, temos que considerar, se a aquisição foi feita através de auto-financiamento a empresa incorreu num grande custo de oportunidade, porque poderia ter investido esse capital em oportunidades mais rentáveis, mas se a empresa financiou a aquisição através de divida ficou com o encargo pesado de pagar o serviço da divida e sem os respectivos cash-flows para o fazer, portanto, em qualquer dos cenários a empresa foi-se descapitalizando, uma descapitalização tanto maior quanto maior a restrição de voar.
Finalmente, a restrição foi parcialmente levantada, a empresa pode retomar os seus voos até Lisboa, se analisarmos a lista negra, a maior parte das companhias ali incluídas são do continente africano, apesar, do veto possa ser totalmente fundamentado e justificado, a consequência imediata do veto é eliminar concorrência num sector que passa por extremas dificuldades. Existem rumores de fusões, a mais recente, especula-se que a British Airways pode fundir-se com a Ibéria, uma fusão permite redução de custos, sinergias a nível operacional, um maior nível de facturação, partilha de tecnologia e de know-how. A questão que gostaria de deixar a consideração dos leitores, é a seguinte, faria sentido, uma fusão entre a TAAG e a TAP? Faz sentido, uma fusão entre empresas que só apresentam prejuízos? Qual seria o benefício de tal operação? Não seria esta fusão uma mera absorção da empresa mais pequena pela de maior dimensão para apenas ficar com o seu mercado?