sábado, 20 de fevereiro de 2010

Angola Entrepreneur Fund

Este mês o blog tem reflectido sobre os fundos, numa perspectiva de empreendedorismo, que muitas vezes faz falta na sociedade civil. Em Angola, mais concretamente, em Luanda, além das dificuldades de obtenção de fundos para quem inicia um negócio, também existe uma outra dificuldade acrescida, encontrar instalações adequadas para desenvolver uma ideia ou um projecto empresarial.
Apesar, de não ser consensual, defendo que em países com o perfil de Angola, o Estado deve ter um papel interveniente na economia, uma vez que o sector privado ainda é frágil e muitas vezes não tem os meios ou não esta capacitado para fazer. Defendo que o Estado deve ter um papel empresarial na economia e definidor das linhas de orientação, porque se nas ditas economias desenvolvidas está mais que provado que as forças de mercado não funcionam, pergunto, como irão funcionar em mercados imaturos e carecidos de know-how?
Creio que o Estado deve ter um papel activo no fomento de novas ideias de negócio e apoiar o seu desenvolvimento, perguntarão, como?
O primeiro passo poderia passar pela criação de uma incubadora de negócios, um espaço que albergasse projectos empresariais recém-criados, nomeadamente, projectos de valor acrescentado, relacionados, com a inovação tecnológica e com a pesquisa e desenvolvimento, em intima relação com as universidades locais. Este pequeno passo poderia representar um salto importante no paradigma económico angolano, porque poderia permitir recém-licenciados desenvolverem projectos empresariais de raiz, como poderia permitir o regresso de quadros angolanos altamente qualificados ao país para prosseguirem os seus projectos de investigação numa perspectiva empresarial.
O papel estruturador pertenceria a um Entrepreneur Fund, a ser criado pelo Estado, que teria como função avaliar cada projecto relativamente ao potencial, interesse e viabilidade económica, realizar a selecção dos projectos, bem como, prestar acessória e monitorizar cada projecto, definindo as necessidades e o funding de cada um deles.