segunda-feira, 26 de abril de 2010

Sonae: O Gigante Luso em Angola?

O Grupo Sonae é uma das grandes referências empresariais de Portugal, que curiosamente, ao contrário de outros grandes grupos económicos portugueses optou por nunca ter uma presença em Angola, apesar dos rumores que circulam e indicam uma possível intenção da Sonae entrar em Angola.
A possível internacionalização da Sonae para o mercado angolano, apenas suscita duas questões, porque razão ainda não aconteceu? E será ela boa para Angola?
A Sonae é possivelmente a empresa portuguesa com o melhor modelo de gestão, caracterizando-se por elevados padrões de profissionalismo, competência e ambição. A Sonae é um player de grande dimensão, não é um mero price taker, tem uma dimensão global e por essa razão faz parte da elite empresarial. No entanto podemos considerar a gestão da Sonae conservadora apenas esta presente em mercados onde além das expectativas de um forte crescimento existe também previsibilidade nos resultados futuros.
Talvez este factor explique a ausência da Sonae do mercado angolano, a grande imprevisibilidade dos resultados futuros, ou seja, o elevado grau de incerteza faz com que Angola tenha níveis de risco proibitivos e que impeçam a sua presença no nosso mercado. Por isso, não surpreende a abordagem tradicional da Sonae ao nosso mercado, que passa necessariamente por encontrar um parceiro com peso institucional.
A necessidade de um colateral institucional que tenha por função servir de garantia e eliminar o risco, apenas, se compreendem pelas ineficiências do mercado angolano e pelo elevado investimento que a empresa estará disposta a realizar se decidir avançar para Angola.
Em relação a segunda pergunta, creio que será sempre positiva, principalmente, se a empresa tiver com estratégia trabalhar com fornecedores nacionais. É certo que sendo um grupo de grande dimensão tem um maior poder de fixação dos preços, o que pode ser uma desvantagem para os produtores nacionais, além disso, o elevado padrão de qualidade, know-how e de exigência da Sonae vai obrigar os produtores nacionais e as outras empresas do sector a modernizar-se e a serem mais competitivas, cujo, efeito no tecido produtivo nacional será bastante positivo. Sem mencionar os novos postos de trabalho que vão ser criados, directa e indirectamente, além, da importância que para muitas empresas instaladas ou que possam vir a surgir, representa ter uma empresa da dimensão da Sonae como sua cliente.