domingo, 27 de junho de 2010

Contradições Angolanas

Não posso deixar de comentar uma notícia que saiu no Angonoticias em que o economista, Alves da Rocha menciona que Angola pode converter-se na 5ª maior economia de África em 2014. A concretizar-se está notícia é fonte de enorme satisfação para o país e para todos os angolanos porque em teoria todos nós viveremos um pouco melhor.
Indiscutivelmente, Angola é detentora de inúmeros recursos, o potencial de negócios e fazer dinheiro é enorme, por isso, não é surpreendente o interesse dos empresários estrangeiros em investir em Angola. De facto, parece que temos um horizonte brilhante pela frente, ao ponto, de ficarmos a frente de Marrocos e da Líbia, se no futuro este cenário se verificar, Angola terá crescido imenso economicamente, mas pergunto, terá progredido?
Porque nestes países (Líbia e Marrocos), tanto em Tripoli como em Rabat, os seus Hospitais tem a capacidade de realizar transplantes, como por exemplo, do rim, e em Luanda existe algum Hospital que tenha a faculdade realizar transplantes de órgãos?
Se a simples interpretação de um ecocardiograma a 2 dimensões realizado num Hospital de Luanda têm que ser interpretado via telemedicina por um cardiologista que está nos Hospitais da Universidade de Coimbra, de que serve tanto crescimento económico se depois não existem melhores hospitais com melhores médicos e recursos técnicos?
É possível que a base do petróleo Angola um dia seja a 5ª maior economia africana mas não acredito que o país tenha evoluído nas questões principais e mais prioritárias para o desenvolvimento do país e dos anseios da sua população.