domingo, 20 de junho de 2010

The Little Fish

Parece que finalmente o caso BNA está esclarecido com a divulgação dos detidos, o que resulta surpreendente, é constatar que os prevaricadores na sua grande maioria são raia miúda.
Este episódio descredibiliza por completo o BNA e não tem mais impacto porque Angola não faz parte da agenda internacional. Num momento de crise internacional, onde os Estados são confrontados com os seus elevados deficits orçamentais, com os seus elevados níveis de divida pública e externa, em que os Bancos Centrais devem ser o fiel da balança da politica monetária, em Angola, temos o caso estranhíssimo em que tanto o recepcionista como o motorista andavam a desviar fundos daquele que devia ser o regulador e supervisor do sistema financeiro angolano. Com tamanha falta de controlo interno será possível confiar no BNA para cumprir as suas funções?
O que mais me espanta é pensar que todos estes delitos económicos foram feitos sem o conhecimento das hierarquias superiores do BNA, é surpreendente como um mero funcionário de base pode extorquir milhares sem que ninguém na estrutura dirigente do BNA note o desvio dos fundos.
Se um Banco Central não tem capacidade para controlar a sua própria moeda, como vai controlar os demais bancos que fazem parte do sistema financeiro? Será que alguém acredita hoje que o BNA está capacitado para gerir de forma correcta as reservas de divisas do país?