sábado, 9 de janeiro de 2010

Cabinda: Doença Crónica

Lamentavelmente Angola acaba de ser palco de um acto horrendo protagonizado por mercenários sem escrúpulos da mais reles condição humana. Não é a primeira vez que um grande evento internacional é objecto de um atentado terrorista, não quero discutir se este atentado era previsível e podia ser evitado, mais importante do que discutir uma falha na segurança, é censurar este ignóbil comportamento que podia ter terminado numa verdadeira chacina, não existe causa politica que justifique a violência e muito menos o assassinato de seres humanos.
Quando o País faz esforços para regressar a normalidade, que passam pela sua reconstrução e pelo reposicionamento do País na Comunidade Internacional, acontece este episódio absolutamente deplorável que põem em causa a imagem de Angola e o seu esforço de integração nacional, que a escolha de Cabinda suponha ser.
Existe um problema em Cabinda, que após este atentado, o Estado tem a obrigação de erradicar, não é possível esconder a cabeça debaixo da areia, este acto merece uma reacção à altura. Enquanto o Estado pensa no que vai fazer para reparar o irreparável, gostava de deixar os meus pêsames as famílias enlutadas.