quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A Bolsa de Valores em Luanda

Parece que Angola vai ter mesmo uma Bolsa de Valores, um projecto que foi ganhando forma antes da crise financeira internacional, mas cuja crise condicionou o seu nascimento, curiosamente, a crise foi precisamente disseminada a escala global pelas Bolsas de Valores.
A Bolsa de Valores é basicamente um lugar onde as empresas podem obter capitais (financiamento) vendendo as suas acções aos investidores, enquanto, para os investidores a Bolsa de Valores representa uma forma alternativa de aplicação das suas poupanças, através, da obtenção de dividendos ou mais-valias.
A mim pessoalmente, a Bolsa de Valores em Angola, gera-me alguma apreensão, devido a pouca cultura financeira dos investidores, o número pouco significativo de empresas com condições para integrar um mercado bolsista, o facto de ser um mercado imaturo e inexperiente e preocupa-me fundamentalmente uma regulação inapropriada e uma supervisão ineficiente.
Temo que a Bolsa de Valores de Angola seja uma praça de pouca liquidez e entregue aos investidores institucionais, portanto, um palco para praticas que apenas servem para esmagar as margens do mercado a custa dos pequenos e médios investidores. Preocupa-me que a Bolsa de Valores de Angola seja invadida por salas de mercados (Bancos) mais experimentados, que apliquem estratégias de trading extremamente agressivas aproveitando-se da ingenuidade dos investidores, operadores, reguladores e da supervisão local. Posso estar enganado mas receio que a Bolsa de Valores de Angola seja espremida até ao último centavo por traders menos escrupulosos sem que ninguém se aperceba muito bem do que esta a acontecer.