sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Uma Boa Surpresa

Há alguns anos atrás quando viajei pela primeira vez a Moçambique, mais concretamente, a Maputo, como qualquer pessoa que viaja pela primeira vez a um lugar novo, tentei obter o máximo de informação sobre o lugar que ia visitar. Tal como hoje, também há alguns anos atrás (não muitos), a melhor fonte de informação era e é a internet, nomeadamente, os portais de busca. No meu caso, a minha principal fonte foi o Google, bem, até aqui nada de novo.
O que realmente, foi uma surpresa para mim, foi encontrar naquela altura, a cidade de Maputo no Maps.Google com as suas ruas legendadas. Foi uma surpresa muito agradável porque permitiu-me ver toda a cidade de uma forma antecipada e localizar todos os lugares em que deveria estar durante a minha estadia, bem como, ter uma noção dos trajectos, ou seja, permitiu-me planear melhor a minha visita e ter uma ideia mais concreta sobre Maputo sem nunca lá ter estado. De facto, ter acesso a um mapa de imagens reais com as ruas identificadas é uma grande utilidade e pode ser bem ilustrativo das coisas que se andam a fazer em Moçambique, nomeadamente, na esfera das tecnologias.
Na altura, lembro-me ter registado com pena, o facto, de Luanda ainda não merecer um tratamento semelhante no Maps.Google, não sei, se é um trabalho complexo de fazer, nem sei se ele depende das autoridades angolanas, se seria feito por angolanos ou por funcionários da Google, a única coisa que eu sei, é que Maputo existe no mapa do Maps.Google, enquanto, Luanda permanecia no anonimato das trevas. Sim permanecia, mas já não permanece mais, porque finalmente podemos encontrar Luanda no Maps.Google com algumas das suas ruas identificadas. Senti uma enorme satisfação e fiquei a pensar, que muitas vezes as coisas se definem por pequenos detalhes, e para um país que pretende fazer do turismo uma referência, creio, que é importante que as pequenas coisas sejam repensadas.