quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Uma Confirmação Desagradável

Há alguns dias tive acesso ao índice de percepção da corrupção, tive a desagradável confirmação que Angola ocupava a 162ª posição do ranking, constituído por 180 países. O índice de percepção da corrupção é elaborado pela Transparency International, utilizando 13 fontes de 10 organizações independentes. Todas as fontes têm como objectivo medir os níveis de corrupção, tanto no sector público como no sector privado. São analisados 180 países, que são pontuados de 0 a 10. Um país pontuado com 0 é sinónimo de maior corrupção enquanto um país pontuado com 10 é sinónimo de menor corrupção.
Angola aparece pontuada no ranking com 1,9 um valor baixíssimo que nos coloca ao nível de países como Congo Brazzaville, Republica Democrática do Congo, Guine Bissau, Quirguistão e da Venezuela.
Apesar do esforço económico que Angola tem conhecido nos últimos anos, expresso em elevadas taxas de crescimento económico, ainda existe uma percepção muito negativa do país no exterior, a corrupção é uma variável inegável no nosso país, mas também acho que os esforços e os sacrifícios do povo angolano mereciam um reconhecimento internacional. Não é fácil reconstruir um país do dia para a noite, existem reformas profundas a realizar, muitas mudanças sociais a serem implementadas, mas tudo terá que levar o seu tempo, além disso, muitas vezes esquece-se que o fenómeno da corrupção não foi criado no continente africano, foi um habito social instituído e importado de outros modelos civilizacionais, ou seja, foi uma pratica importada e instituída por países estrangeiros em África, uma pratica que apenas penaliza os próprios africanos, neste caso particular, Angola.
Deixo-vos o link onde podem consultar o dito ranking:
http://www.transparency.org/policy_research/surveys_indices/cpi/2009/cpi_2009_table