sábado, 7 de novembro de 2009

Inspiração para Inovar

Há alguns meses atrás escrevia num jornal de referência de Luanda um artigo sobre a diversificação económica e a importância da identificação dos sectores estratégicos, ou seja, dos sectores chaves. Nesse artigo fazia referência a um caso espectacular que estava a acontecer no Quénia onde uma operadora móvel permitia aos seus clientes efectuar pagamentos e transferências de dinheiro através do telemóvel. Uma inovação tecnológica que estava a revolucionar os hábitos locais, permitindo que pessoas que não tinham condições para ter uma conta bancária passassem a fazer parte do sistema financeiro, além do salto qualitativo que implicava para a própria sociedade, por exemplo, algumas empresas passarem a pagar os salários via telemóveis, se pensarmos, na óptica de uma empresa, esta operação implica uma grande simplificação de processos, menos papel, menos tarefas e menos comissões, além disso, implica uma sociedade tecnologicamente mais bem preparada. Este fenómeno permitiu colocar o Quénia no centro de atenções de todos os gurus do marketing porque se conseguiu descobrir uma fórmula de fidelização dos clientes ás operadoras de telemóveis, algo que durante anos estava a ser estudado sem sucesso e cuja resposta foi encontrada no continente africano. Por essa, razão sinto uma ligeira satisfação por uma medida anunciada pelo Banco Nacional de Angola em permitir que esta tecnologia seja implementada em Angola, estou certo que será uma óptima oportunidade de negócio e permitirá melhorar a vida de muitas pessoas. Para terminar, deixo aqui o fac-simile do meu artigo.