terça-feira, 15 de setembro de 2009

A Bipolarização do MPLA

Sempre achei absurdo negar as evidências, no espectro político angolano, o MPLA é de longe o melhor partido político. É o partido mais profissionalizado, com melhores quadros, com uma melhor agenda e com mais experiência governativa.
Não acredito de modo nenhum que alguma vez os actuais partidos da oposição algum dia possam alcançar o poder, a tendência será para serem cada vez mais partidos residuais, refiro-me, mais concretamente à UNITA porque são partidos sem experiência e que ainda não perceberam qual é a essência da politica moderna, sem mencionar a gritante ausência de quadros qualificados e da ausência de uma programática politica actual. E o mais grave, são partidos que desconhecem factores determinantes como o Marketing Politico, são partidos desactualizados, são partidos do passado.
Na minha opinião, a bipolarização politica só vai existir em Angola, quando ela acontecer dentro do próprio MPLA, este cenário poderá ocorrer quando José Eduardo dos Santos deixar o poder, principalmente, se a pessoa que o suceder não tiver a sua sabedoria na gestão das sensibilidades e do equilíbrio de forças no seio do MPLA.
Neste cenário, existirá o risco de ocorrerem cisões dentro do MPLA, principalmente, naquelas pessoas movidas por um maior protagonismo ou movidas por um desejo de realizar um projecto político alternativo resultante da sua própria insatisfação e decidam fundar um novo partido a margem do MPLA. Estou convencido que o maior risco, desta vitória democrática tão expressiva do MPLA, é a sua própria desintegração no futuro.