sábado, 26 de setembro de 2009

A Sucessão do Poder em Angola

Foi com particular interesse que assisti a disponibilidade e a vontade manifestada pelo Dr. Vicente Pinto de Andrade em ser candidato em 2012. Numa jovem democracia como a angolana, não existe nada pior do que o marasmo intelectual e a unanimidade nas opiniões.
Se pretendermos uma evolução politica, social e cívica para as gerações futuras é fundamental que as pessoas mais capacitadas tenham a coragem de fomentar o debate político, somente, com o confronto de ideias será possível construir uma sociedade e um país melhor.
Seria trágico para o futuro de Angola, se o país pretender enveredar por um caminho de sucessão dinástica, seria um péssimo exemplo na comunidade internacional, principalmente para Angola, um pais que pretende ser uma referência regional no seu espaço geográfico.
Mesmo, considerando um cenário de sucessão dinástica, a única pessoa do Clã dos Santos, com perfil e carisma para representar e governar Angola condignamente seria Isabel dos Santos. No entanto, considero que num país que aspira a ser democrático, este tipo de cenários não têm razão de ser, porque, em democracia os mais elevados cargos da nação tem que ser sempre legitimados pela vontade popular, expressos pelo voto e jamais por uma decisão unipessoal.
Espero que em Angola existam mais pessoas com a coragem, o intelecto e a frontalidade do Vicente Pinto de Andrade, somente, assim podemos aspirar a ser melhores amanhã do que aquilo que somos hoje.