segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A Flutuação Cambial Angolana

Continuamos a assistir a uma apreciação contra-cíclica do dólar em relação ao kwanza, é um pouco estranho assistir a valorização do dólar face ao kwanza, principalmente, num cenário que aponta para a depreciação do dólar face as principais moedas internacionais.
Além disso, como já foi referido num post anterior, a politica monetária restritiva do Governo, em circunstâncias normais deveria ter conduzido a valorização do kwanza, principalmente, porque os aumentos ao nível das taxas de redesconto e das reservas legais foram consideráveis. No entanto, parece que o efeito da escassez na oferta de dólares, o seu condicionamento a nível do Banco Nacional de Angola, esta a ter um efeito muito mais forte do que a politica restritiva do Governo, por essa razão, o dólar encontra-se a valorizar em contra-ciclo.
Creio que o fundamental é saber se esta apreciação do dólar é sustentável no médio-longo prazo? Na minha opinião pessoal, penso que a tendência do dólar será para desvalorizar, principalmente, se o preço do crude se manter e o nível de divisas regressar a normalidade, mantendo-se a pressão restritiva da politica monetária, a tendência será para a valorização do kwanza.