sábado, 26 de setembro de 2009

A Lei de Gresham em Angola

Continuando na sequência de analisar a evolução cambial angolana, nomeadamente, a desvalorização do kwanza face ao dólar, lembrei-me de um antigo princípio económico, cujo, autor foi Thomas Gresham, que ficou conhecida pela Lei de Gresham.
O principio económico defende que a má moeda expulsa a boa moeda de circulação, esta constatação foi feita, num sistema monetário que se baseava num padrão de ouro e de prata com o mesmo poder liberatório, ou seja, existia uma dualidade monetária, no sistema monetário circulavam moedas cunhadas em ouro e em prata, como o ouro era um metal com um valor intrínseco mais precioso do que a prata, a tendência era para entesourar o ouro e apenas pagar com a prata, cuja, consequência era retirar o ouro de circulação.
Em Angola, podemos estar a assistir a um fenómeno semelhante, onde o kwanza é a má moeda e o dólar a moeda boa, a tendência será para entesourar o dólar e retira-lo de circulação. Talvez, por isso não seja estranho constatar que na maior parte das grandes empresas os salários são sempre expressos e pagos em dólares, não é estranho pensar, que todo o comercio que tem como alvo os expatriados e pessoas com um nível de rendimento superior, os preços e os pagamentos são sempre feitos em dólares. O dólar é uma moeda de uso restrito para pessoas de uma determinada condição social.
O mais interessante é constatar que se esta á substituir uma moeda má (kwanza) por outra menos má (dólar), principalmente, se considerarmos a evolução internacional, que aponta para o reforço do euro, e muito provavelmente, a substituição do dólar pelo euro, como moeda de referência internacional.