segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O Perfil de Isabel dos Santos

Um pouco na sequência do último post do Pedro, que despertou reacções nos nossos estimados leitores, gostava de realizar uma análise ao perfil de Isabel dos Santos. Subscrevo a ideia do Pedro quando afirma que Isabel dos Santos é a pessoa mais bem preparada na família dos Santos para suceder ao seu próprio Pai num cenário de uma hipotética sucessão dinástica.
A Isabel dos Santos tem uma boa base académica, construída no estrangeiro, nomeadamente, Reino Unido, portanto, tem uma vivência que lhe permite ter uma visão mais abrangente de Angola e do Mundo. É uma pessoa com um percurso empresarial invejável, que soube seleccionar muito bem os seus negócios, a maior parte deles são detentores de monopólios de consumidores, uma condição fundamental para um negócio ser de sucesso, além disso, é uma pessoa que elegeu muito bem as suas alianças, um exemplo disso, Américo Amorim.
A Isabel dos Santos detém uma grande perspicácia, que ficou bem demonstrada na sua entrada no BPI, onde a estrutura accionista do Banco é concentrada, o que lhe permite ter acesso a accionistas de peso, como La Caixa, uma Instituição Financeira Catalã com participações relevantes em vários sectores estruturantes a nível Ibérico. A mesma perspicácia, por exemplo, não existiu na Sonangol quando decidiu entrar no BCP, um Banco com uma estrutura accionista fragmentada e pouco relevante.
Há um conjunto de atributos objectivos que fazem de Isabel dos Santos a melhor imagem de marca de Angola no exterior, agora, uma outra questão é saber se ela tem pretensões politicas e estaria na disposição de abdicar da sua carreira empresarial em prol de um cargo politico da mais elevada importância.